Bolsonaro pretende usar os dividendos da Petrobras para controlar os preços dos combustíveis
O presidente Jair Bolsonaro, realizou na última quinta-feira (30), uma transmissão semanal em que comentou sobre a sua vontade de repassar os dividendos da Petrobras a um fundo regulador que poderia controlar a alta dos combustíveis.
Segundo o chefe do Executivo, o presidente discutiu a ideia com Gustavo Montezano, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Bolsonaro e a alta nos preços do combustível
Ao discutir sobre a alta nos preços dos combustíveis, Bolsonaro afirmou que “Temos de buscar solução para isso”.
“Vim conversando com Montezano, hoje, no avião, o presidente do BNDES, pegando dicas com ele, o que a gente pode fazer. É criar fundo regulador, é ver lucro da Petrobras… Aquele que vem para o governo federal, para nós, ninguém vai meter a mão em nada… Será que esse dinheiro da Petrobras que vem para nós — será, estou perguntando, não estou afirmando — que é lucro bilionário, nós não podemos converter para esse fundo regulador?”, questionou o presidente. “Toda vez que der um aumento, você não repassar todo aumento, ou não repassar aumento nenhum. Você faz caixa quando está mais no baixo e quando sobe você, com esse caixa, compensa o reajuste lá na frente”.
A ideia já havia sido apresentada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), de criar um fundo regulador que reduza os impactos da oscilação do mercado internacional sobre o preço dos combustíveis e que não alteraria os preços da Petrobras.
Além disso, Bolsonaro ainda comentou que “Vocês ficam indagando, como a gente pode ser autossuficiente (em petróleo) e pagar o preço do mercado internacional? É uma coisa acertada lá atrás”.
Com o apoio de Lira, tramita no Congresso um projeto defendido pelo governo, que pretende fixar o valor nominal do ICMS, não somente a alíquota, a fim de reduzir os impactos sobre o preço dos combustíveis concedidos pela Petrobras.
Concluindo, Bolsonaro voltou a afirmar que o diesel está caro, mas abaixo da média mundial: “Não posso fazer milagre, alguns querem que eu interfira na canetada, mantenha o preço lá embaixo, se eu fizer isso, o caos se instala”.