Gasolina já acumula mais de 50% de aumento em 2021
Ao longo de 2021, a gasolina já acumulou um aumento de 50,9% e mesmo com as tentativas do governo em diminuir o valor, a tendência é de que teremos mais aumentos pela frente. A Organização Mundial dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados decidiram na última reunião, que ocorreu no final de julho de 2021, aumentar a produção de petróleo, tentando aliviar assim a alta do preço do barril durante a retomada da economia mundial devido a pandemia do Covid-19.
Custo do barril de petróleo tipo Brent
Essa medida surtiu um efeito muito curto, pois de acordo com os dados da Investing no início de agosto o preço do barril começou a apresentar uma queda chegando a cotar U$ 65 o barril, no dia 22 de agosto, porém o que temos observado nessa última semana é uma retomada dos preços, passando a ser negociado hoje, 27 de agosto, a U$ 71,83 o barril.
Com o aumento da cotação do petróleo, devemos esperar novos reajustes nos preços da gasolina, pois a Petrobras perceberá um aumento na defasagem do preço da gasolina em relação ao mercado mundial, segundo a política de paridade internacional. Como já anunciado pela própria Petrobras os valores praticados no mercado interno ainda estão cerca de 15% abaixo do mercado internacional.
Outro fator preponderante é a valorização do dólar no Brasil, pois mesmo com a retomada da economia o cambio tem se sustentado alto, na faixa dos R$ 5,30 não dando sinais de redução devido as constantes incertezas políticas e aumento da inflação.