Dia livre de imposto
O dia livre de imposto foi criado para manifestar a insatisfação do consumidor brasileiro com a tributação exorbitante que torna os produtos cada vez mais caros. Os impostos federais, estaduais e municipais são destinados a manter as suas respectivas máquinas públicas funcionando.
Impostos federais são responsáveis por cerca de 60% (sessenta por cento) do total das arrecadações de impostos no país, sendo os que existem em maior quantidade e são os mais reconhecidos por suas nomenclaturas. Porém, em relação a gasolina os impostos estaduais acabam pesando de forma significativa no preço final da gasolina. Segundo informações da ANP (Agência Nacional do Petróleo) em média o tributo estadual é de 28%.
O intuito desse movimento, segundo a CNDL (Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas), é conscientizar os consumidores e os empresários sobre a gigantesca carga tributária paga no país. Criado em 2006, o Dia Livre de Impostos contou, no ano passado, com a participação de 9.000 comércios em todos os estados e no Distrito Federal.
Alguns postos revendedores aboliram, também ao movimento do dia livre de imposto, sendo que no último dia 27 de maio, uma gigantesca fila se formou em um posto de Brasília no DF, pois a gasolina foi vendida por R$ 3,79 sendo limitada em 15 litros por consumidor.
Fique de olho nos preços praticados pelos postos revendedores utilizando o aplicativo COMPLETAÍ que está disponível de forma gratuita na app store e no google play.