Compensa abastecer com a Gasolina Premium?
Vale investir em combustíveis mais caros?
Quem nunca se perguntou se vale a pena abastecer seu veículo com uma gasolina especial, popularmente chamadas de gasolinas premium (V-Power Racing da Shell, Podium da Petrobrás, Octapro da Ipiranga)? Ultimamente os preços desses combustíveis “premium” encontram-se em alto custo, deixando os seguintes questionamentos: Conseguirei ter o maior desempenho do motor? Terei uma redução significativa no consumo de combustível? Vamos, então, explicar algumas características dessas gasolinas e orientar “até que ponto vale a pena” – economicamente – a sua utilização.
Diferenças entre as gasolinas
Todas as três gasolinas, comum, aditivada e premium são obrigadas a ter um percentual de 27% de álcool anidro devido a legislação brasileira. As gasolinas premium são diferentes das gasolinas aditivadas, pois possuem aditivos detergentes-dispersantes, componentes químicos que mantêm por mais tempo livres de gomas as peças do sistema de alimentação, como: bomba, tubulações, flauta, bicos injetores, válvulas e dutos do cabeçote.
Então o que difere as gasolinas premium das gasolinas aditivada, as gasolinas premium também contêm os citados aditivos, além disso são misturas de hidrocarbonetos que elevam sua octanagem. Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON. Estas informações são facilmente encontradas nos sites de seus respectivos fabricantes.
O que é octanagem de combustível?
RON (número de Octanas em inglês) na verdade é uma unidade que representa a capacidade do combustível de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição. Mas se você ouviu falar em Índice Antidetonante (IAD) para especificar a octanagem da gasolina, esqueça: este é um método de indicar octanagem exclusivo do Brasil e dos Estados Unidos.
Relação entre a octanagem do combustível e a potência do motor
Todo fabricante de automóveis, mundo a fora, informa a octanagem requerida pelo motor, mas como faz um bom tempo que os motores têm sensor de detonação e são gerenciados eletronicamente, o normal hoje é indicar a octanagem mínima e a máxima, sendo esta a que fornece a maior potência ao motor com menos consumo de combustível. Normalmente a gasolina premium deve ser utilizada em carros esportivos, pois é mais adequada em motores de alta taxa de compressão, aumentando o desempenho dos motores e melhorando a retomada nas acelerações.