Você sabe qual combustível é mais poluente?
Gasolina x Diesel x Álcool
Derivada do petróleo, a gasolina é responsável por uma grande parcela da poluição na atmosfera, pois a sua queima é feita por um motor que não faz a combustão de forma correta, sendo que os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), dessa forma a gasolina se torna menos poluente do que o diesel.
O álcool, juntamente com a gasolina, polui consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador que é uma peça vital para reduzir a emissão de gases poluentes. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas. Mas ambos, tanto o álcool como a gasolina, são responsáveis pela emissão do dióxido de carbono, que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.
A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina.
Na composição do diesel possui metais pesados altamente prejudiciais à saúde que se acumulando no organismo humano podem causar diversas complicações, desde pequenas dores de cabeça até distúrbios hormonais e câncer no sistema respiratório.
Dessa forma o diesel é o trágico campeão na poluição do nosso meio ambiente, ainda mais acentuado pela falta de um bom catalizador nos caminhões e ônibus, principais veículos movidos a diesel.
Um atenuante para se evitar esse desastre total é o diesel renovável, pois é reconhecido como um biocombustível avançado e que, em comparação com o biodiesel éster atualmente misturado ao diesel de petróleo, reduz a emissão de poluentes e melhora o desempenho dos motores.
Fonte: Petrobras