Você sabe qual a diferença dos tipos de gasolina?
Comum X Aditivada X Premium
Quando chegamos ao posto revendedor de combustível nos deparamos muitas das vezes com a seguinte pergunta: “Qual gasolina irá abastecer?” ou “Gasolina comum, aditivada ou a premium?” dependendo do revendedor a gasolina normalmente é chamada pelo seu nome de batismo, ou seja, nome do produto, tal como: gasolina V-Power, gasolina Octapro, gasolina Podium, gasolina V-Power Racing, gasolina DT Clean, gasolina Grid, gasolina Plus e por ai vai, mas todos esses nomes de gasolinas se resumem a somente três tipos, que são: gasolina comum, aditivada e premium. Então com qual delas devemos abastecer? Qual a melhor? Quais os benefícios de cada uma?
Descreveremos de forma sucinta os três tipos e listaremos alguns benefícios, sendo que no final a decisão de qual gasolina usar sempre será sua!
Gasolina Comum x Gasolina Aditivada x Gasolina Premium
Bom, basicamente as três gasolinas são muito similares, pois devido a uma legislação nacional as três gasolinas são obrigadas a ter um percentual de 27% de álcool anidro.
A diferença entre a gasolina comum e a gasolina aditivada é basicamente na adição de detergentes, aditivos e dispersantes que visam impedir o acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão do automóvel, dessa forma mantendo o motor, as tubulações e os bicos de injeção mais limpos diminuindo assim a necessidade de limpeza desses sistemas. É importante lembrar que a gasolina aditivada tem a mesma octanagem da gasolina comum, mas você sabe o que é a octanagem?
Octanagem na verdade é uma unidade que representa a capacidade do combustível de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição. Quanto maior a octanagem, maior será o desempenho do automóvel. No Brasil as gasolinas comum e aditivada possuem 92 RON (número de Octanas em inglês) já nas gasolinas premium esse número gira em torno de 97 RON.
Normalmente a gasolina premium é utilizada em carros esportivos, pois é mais adequada em motores de alta taxa de compressão, aumentando o desempenho dos motores e melhorando a retomada nas acelerações.