Você sabe a composição do preço da gasolina?
Primeiro vamos conhecer quais são as gasolinas comercializadas no Brasil, são elas: gasolina A, sem etanol, vendida pelos produtores e importadores de gasolina, e gasolina C, com adição de etanol anidro, basicamente a diferença está na adição obrigatória de etanol anidro, as especificações da gasolina automotiva estão regulamentadas nas Resoluções Nº 40/2013, Nº 30/2015 e Nº 684/2017.
Os preços cobrados pela gasolina, no entanto, não dependem exclusivamente dos postos revendedores. Impostos, tributos e lucros são alguns dos componentes do preço final na bomba de combustível, abaixo explicaremos de uma forma geral como a composição de preços é feita no Brasil.
-
Preço do Produtor de “Gasolina A” Comum: correspondente à parcela de gasolina A (73%) na gasolina C
-
Preço do Etanol Anidro: correspondente à parcela de etanol anidro (27%) na gasolina C
-
Tributos Federais: Pis/Pasep, Cofins e Cide (etanol anidro e gasolina A)
-
Tributos Estaduais – ICMS
-
Margem Bruta de Distribuição + Custos Transporte: incluem demais custos não identificados e margem líquida de lucro
-
Margem Bruta de Revenda: demais custos não identificados e margem líquida de lucro
De acordo com Agência Nacional do Petróleo, julho de 2020, essa é a participação de cada item na composição dos preços da gasolina por região.
Infelizmente uma dura realidade se mostra nesses dados, de que na média do que pagamos ao abastecer os nossos veículos, em torno de 45% do preço da gasolina são de tributos e impostos, dinheiro esse que nem sempre é revertido em melhorias de nossas ruas e estradas.