Quais são os sinais de um combustível adulterado?
Quando abastecemos o carro muitas das vezes não sabemos o risco que estamos correndo, pois o combustível adulterado pode gerar diversos problemas desde: perda de potência, contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos e deformidade dos pistões e de outros componentes.
Abaixo segue alguns sinais no carro de que o combustível pode ter sido adulterado:
Aumento de consumo
Ao perceber um aumento da necessidade de abastecimento em períodos e itinerários rotineiros, principalmente após ter abastecido em postos novos é um indício de combustível adulterado.
Óleo contaminado
Se durante uma troca de óleo for observado que as suas características esperadas estão adulteradas, cor e viscosidade, pode ser que o combustível esteja carregado de solventes ou de água.
Perda de potência
Ao exigir mais desempenho do carro, principalmente em: subidas, ultrapassagens e durante a utilização do sistema de ar-condicionado você perceber uma diminuição de resposta e potência pode ser um indicativo de combustível adulterado.
Carro falhando ou “engasgando”
Durante uma aceleração o carro apresentar pequenas falhas ou engasgos e ao parar começar a ter a impressão de que o carro vai morrer também são indícios de que o combustível pode ter sido adulterado.
Luz da alerta
Quando a luz de alerta no painel do carro acender, é um indicativo que a injeção eletrônica está com alguma alteração em seu funcionamento, lembrando que ela controla a admissão de combustível, se a luz tiver acendido logo após um abastecimento é um forte indicativo de que o combustível foi adulterado.
Todos esses sinais podem ser derivados de problemas com o combustível adulterado, mas não podemos descartar outras possibilidades de problemas mecânicos, por isso é muito importante manter as revisões periódicas em dia e fazer reabastecimentos em postos confiáveis.