Como saber se posto de gasolina está vendendo combustível adulterado?
Se você abasteceu em um posto de gasolina no qual não está acostumado, talvez por causa de um preço baixo tentador, pode ser que venha aquele pensamento a respeito da qualidade do combustível. Será que ele é de boa qualidade? Será que fiz certo ao querer economizar alguns reais ao encher o tanque?
Pior ainda se você notar que seu carro começa a mudar um pouco o comportamento, com falhas ou com consumo maior do que o normal. Saiba que se isso aconteceu, você pode muito bem ter sido vítima de combustível adulterado, ou “combustível batizado”, como alguns dizem.
-
Carro tem dificuldade de dar a partida de manhã cedo
-
Perde potência ao se pisar mais fundo no acelerador
-
O cheiro da gasolina está diferente, esquisito, parecido com acetona
-
O escapamento do carro está soltando mais fumaça do que o normal, uma fumaça branca
-
O ponteiro do conta giros do motor existente no painel treme conforme a rotação sobe
-
O consumo fica mais alto do que o normal
-
O carro apresenta problemas nos bicos injetores e também na bomba de combustível
Se fica difícil dar a partida de manhã, como se fosse um carro antigo movido a álcool, pode ser combustível adulterado. Se quando você para em um cruzamento ou semáforo, ele morre, também. Se ele está fazendo barulhos estranhos, como a famosa batida de pino, fique atento.
Como saber se aquele posto já vendeu combustível batizado ?
Temos mais algumas ajudas para saber se aquele posto de gasolina em particular já teve problemas com adulteração de combustível. Veja o link da Agência Nacional de Petróleo (ANP), onde temos listas de postos que já foram autuados:
Denunciar posto com combustível batizado
Se você quiser fazer uma denúncia de posto vendendo combustível adulterado, pode ligar para o telefone da ANP, 0800 970 0267.
Fonte: Noticias Automotivas