Qual o perfil de expansão das bandeiras em 2020 até agora?
De janeiro de 2020 ate a primeira quinzena de outubro de 2020 observamos um movimento de expansão dos postos das principais distribuidoras. Ipiranga, BR e Shell foram as bandeiras que se movimentaram de forma mais expressivas.
Ipiranga intensificou sua expansão no Sudeste e Sul com 75% dos novos postos. Perfil semelhante com a expansão da Shell que alocou 2/3 dos novos postos nas mesmas regiões. A BR mesmo com a concentração de 43% dos novos postos no Sudeste, percebe-se claramente uma estratégia de expansão nacional. A Ale que foi a distribuidora com a menor taxa de expansão concentra 89% de novos postos no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Com estratégias distintas as distribuidoras se movimentam para ampliar suas posições no território nacional. Qual o impacto para a sociedade dentro dessa nova realidade econômica e de pandemia? Já tivemos um bom exemplo do que aconteceu com a crise de abastecimento de combustíveis, afetou toda a cadeia de produção e as revendas. Alguns postos negociaram o litro dos combustíveis com uma margem altíssima, em contraponto, no meio da crise da pandemia com todo mundo em casa, os preços de combustíveis despencaram. Quais são a lições que tiramos desse cenário? A redução do preço de combustível não é possível em virtude da alta carga tributaria do país, fato ou fake? Vamos refletir e repensar sobre como nossos atos de consumo impactam na cadeia de oferta e demanda. Se buscarmos abastecer em postos com os preços de combustíveis mais em conta forçaremos os postos com preços mais elevados recuarem por falta de consumidor. Convido a vocês baixarem o App Completaí na Google Play ou na Apple Store e descubra o posto com o preço da gasolina e dos demais combustíveis mais em conta próximo de você.